segunda-feira, 14 de maio de 2012

SEXTA DE MUITO SAMBA COM NEM E CONVIDADOS

Na sexta-feira dia 11 de maio, a Roda de Samba do Nem e seus convidados lotou o Renascença Clube. A noite de alegria e ginga teve a apresentação de Mário Sérgio - ex-Fundo e Quintal - e a voz marcante de Almir Guineto.

Almir Guineto e o vice-presidente Daniel alguns minutos antes se soltar a voz.

O tempo passa e o prazer de cantar só aumenta, Almir Guineto transborda entusiamos e amor ao samba e pouco antes de se apresentar ele declara "minha vida é o samba, respiro samba e me alimento de samba, no samba me fiz e no samba sou feliz". Ele ainda disse que é uma satisfação tocar no Renascença Clube "o público participa, interage, canta, dança, é muito bom!", conclui. Com um repertório cheio de grandes sucessos ninguém ficou parado, ele fez a alegria do público. 


Na década de 80, Almir Guineto foi batizado como o "Rei do Pagode", mas começou a escrever a sua história no samba aos 16 anos, quando ingressou no grupo Originais do Samba, fundado por seu irmão mais velho, Francisco de Souza Serra, o Chiquinho. O compositor e cantor é dono de uma voz inconfundível, Almir cresceu ouvindo samba e traz no sangue a herança musical de seus pais.


Almir Guineto também é um talentoso versador e a sua habilidade criativa para rimar de improviso lhe rendeu o título de Meste do Partido Alto. E em 1981, quando iniciou sua carreia solo, - um ano após oficializar a criação do Grupo Fundo de Quintal ao lado de outros parceiros de samba - Almir com o partido "Mordomia" conquistou o Prêmio MPB-Shell de Música. Hoje Almir Guineto coleciona 13 discos próprios e muitas participações em CD's e DVD's de vários artistas da música brasileira. Seu próximo trabalho é o CD Cartão de Visita, produzido somente com músicas inéditas.



Mário Sérgio e o vice-presidente no camarote do Renascença Clube

Mário Sérgio também colocou todo mundo para dançar. Aliás, o nome do seu CD de carreira solo é um convite para se entregar ao samba: "Eu Nasci para Cantar e Sambar". Após 18 anos no grupo Fundo de Quintal, Mário Sérgio segue carreira solo e esbanja talento e simpatia no palco do Renascença Clube. Para Mário Sérgio o Rena é um dos redutos do samba carioca "aqui é o grande foco do samba, aqui o público gosta de samba, entende de samba, e isso é especial é um orgulho tocar aqui", confidencia.

Durante o bate-papo Mário Sérgio revela que o repertório da noite vai ser ditado pela emoção do momento "vai ser de acordo com a resposta do público, o que eu tiver sentindo vou tocar, vai ser tudo na hora".  E eufórico completa: "estou doido para pegar meu cavaquinho e brincar no palco, esta é uma noite para se divertir". E ele conseguiu o que queria, a energia de Mário Sérgio contagiou a todos e a cada música a empolgação aumentava.

E como não podia ser diferente, Mário Sérgio cantou sucessos de Fundo de Quintal  e fez o público reviver o passado com muita alegria.  E ao final, o comentário do público era só elogio.
  O samba é assim, tem algo revitalizador, misterioso e entusiasmante, uma essência que só os bambas conseguem traduzir, e Mário Sérgio faz parte deste time.



Amigos e compositores prestigiaram o samba do Renascença Clube.

Nem após sua apresentação cumprimenta Almir Guineto.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário